Como agendar o seguro desemprego

O seguro desemprego é uma forma que o Governo encontrou de garantir que trabalhadores que foram demitidos sem justa causa ou cumpram com outras determinações de lei. Mas será que é fácil agendar o seguro desemprego?
Esse benefício é um direito do trabalhador brasileiro garantido por lei. Para ter acesso a ele, primeiramente ele pode agendar um atendimento por via eletrônica em uma das unidades do Ministério do Trabalho. Isso é feito de forma gratuita, tanto para agendamento, quanto para a habilitação desse benefício.

Com as diversas alterações que aconteceram recentemente, resolvemos fazer esse texto para demonstrar de forma bastante didática. Para que assim você saiba como agendar seu seguro desemprego de forma fácil. A boa notícia é que o agendamento do auxílio poe ser feito via internet, evitando filas inconvenientes e perda de tempo.




COMO AGENDAR O SEGURO DESEMPREGO – PASSO A PASSO

 

Devido a alta demanda, especialmente recentemente, de solicitações do seguro desemprego foi necessário viabilizar o agendamento de forma online. Dessa forma, segue como fazer o seu agendamento pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA):

  • Primeiramente, acesse o site do ministério do trabalho;
  • Na lateral superior esquerda terá as opções “agendar, reagendar e cancelar”, clique na opção “agendar”;
  • Logo após, você deverá selecionar os campos “estado” e “município” coerentemente com sua situação;
  • No campo “tipo de atendimento” selecione a opção “entrada no seguro desemprego” e em seguida é só clicar no botão prosseguir;
  • Em seguida, você será redirecionado a uma página onde você escolherá o dia da semana e o horário mais conveniente;
  • Após essa etapa, basta inserir seu CPF, Data de Nascimento, Telefone para contato e pronto, seu agendamento online foi realizado. Então é só comparecer até a unidade selecionada com 15 minutos de antecedência e solicitar seu serviço.

É interessante que você leia nossos outros textos e informe-se se realmente é um candidato a receber o seguro desemprego.  Fazendo isso evita-se tanto congestionar o sistema público presencial, quanto frustrar-se na expectativa de receber o benefício.

REAGENDAMENTO E OUTROS SERVIÇOS

Não obstante, caso imprevistos apareçam, há ainda a opção para a remarcação do seu agendamento. No mesmo canto superior inicial que você clicou há a opção “reagendar” . Basta inserir seu CPF e selecionar entre outros dias e horários disponíveis para mudar seu agendamento.

Vale ressaltar que não está disponível em todas as cidades de todos os estados. Mas os postos de atendimento ficam em cidades de maior porte, onde há realmente uma demanda significativa de pessoas que necessitam dos serviços disponibilizados pelas “filiais” do Ministério do Trabalho.

Antes de finalizar, ressaltamos que além do seguro desemprego, o agendamento está disponível para diversos outros serviços. Explore o site, cujo endereço disponibilizamos pelo link acima, e ache o que você procura na sessão “tipo de atendimento”. Você pode conseguir até a emissão da sua carteira de trabalho, caso não a possua.

Fazer um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.