Carreira Profissional – Dicas e Orientações

Em nosso site, a maioria dos posts tem foco no tema seguro desemprego, entretanto tem havido uma grande quantidade de buscas por informações abordando além disso. São dúvidas referentes à carreira profissional de forma mais ampla. Ou seja: antes, durante e depois de iniciá-la. Por isso decidimos nesse primeiro artigo da série, tentar esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes em relação à Carteira de Trabalho, ao NIS (número de identificação social) e ao Cartão Cidadão. Então vamos lá…

COMO FAZER A CARTEIRA DE TRABALHO

Em primeiro lugar, falaremos da Carteira de Trabalho e Previdência Social, também conhecida pela sigla CTPS, é fundamental na vida do trabalhador. É nela que ficam registradas muitas informações importantes das etapas da carreira profissional.  Esse documento é usado para comprovar vínculos empregatícios, sendo dessa forma, essencial para formalizar um cargo ocupado.

Onde fazer a carteira de trabalho

A carteira de trabalho pode ser feita a partir dos 14 anos. O procedimento é bastante simples e gratuito. Inclusive atualmente existe a carteira de trabalho digital. Para emiti-la basta dirigir-se a um desses locais em sua cidade:

-Gerência Regional do Trabalho,
-Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
-Posto de Atendimento ao Trabalhador do Município;
-Algum Posto Conveniado ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como o Poupatempo em São Paulo;




Documentos necessários para fazer a carteira de Trabalho

-CPF;
-Certidão de nascimento ou casamento, para comprovar o estado civil;
-Comprovante de residência que tenha o CEP (conta de telefone, luz, água etc);
-Documento original de identificação (com nome dos pais, o local e a data de nascimento, o número do documento, data da emissão e o órgão emissor).

Importante: Caso não seja possível, por algum problema técnico, emitir a carteira de trabalho informatizada, poderá ser solicitada uma fotografia. Essa foto deve ser 3×4 recente e colorida, com fundo branco, com ou sem data, que identifique o solicitante.

Conforme mencionamos acima, vamos falar agora do NIS.

CARREIRA PROFISSIONAL – O que é o NIS ?

A sigla NIS significa Número de Identificação Social. Atribuído pela Caixa Econômica Federal, é o número do cadastro de quem receberá um benefício social. Isso para quem ainda não tem o PIS (Programa de Integração Social), que é o termo usado geralmente quando há vínculo empregatício. Portanto o NIS e o PIS são apenas termos diferentes, mas que na prática tem a mesma função.



E O CARTÃO CIDADÃO, O QUE É?

Para facilitar o acesso aos benefícios sociais e trabalhistas, criou-se o cartão cidadão. Através desse cartão é possível oferecer mais segurança e agilidade no pagamento de benefícios como o seguro desemprego, por exemplo.

Para quem ainda não possui o cartão cidadão, mas está recebendo ou irá começar a receber um benefício trabalhista ou social, pode fazer a solicitação em uma das agências Caixa Econômica Federal. Também é possível fazer isso de forma ainda mais fácil, pelo telefone: 0800 726 0207. Se tiver o número do NIS em mãos, ajudará a agilizar o procedimento.

Esse foi nosso primeiro artigo da série: “Carreira Profissional – Algumas Dicas e Orientações”. Em nosso próximo post abordaremos a recolocação no mercado de trabalho, vagas, currículo e muitas outras dicas. Até breve!!!

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